| Reino: | Animalia |
| Filo: | Chordata |
| Classe: | Aves |
| Ordem: | Pelecaniformes |
| Família: | Ardeidae |
| Leach, 1820 | |
| Espécie: | I. involucris |
O socoí-amarelo é uma ave pelecaniforme da família Ardeidae.
Também é conhecida simplesmente por socoí.
Seu nome científico significa: do (grego) ixias = vara, junco; e brukhomai = para baixo; e do (latim) involucris, involvere = invólocro, envoltório, para envolver. (Ave que) envolve a parte de baixo do junco.
Chega a medir até 33 cm de comprimento, possuindo plumagem amarela ferrugínea com vértice e dorso estriados de negro.
Não possui subespécies.
Alimenta-se de pequenos peixes e crustáceos.
Hábitos reprodutivos…
Vive no meio dos capins altos e juncos dos banhados, raramente se expondo, a não ser para fazer vôos curtos e baixos sobre o topo da vegetação, voltando novamente aos capins (BELTON, 1994).
É uma espécie de socó encontrado nas Guianas, no Suriname, no Chile, no Uruguai, no Paraguai e na Argentina; no Norte da Venezuela e da Colômbia e em várias regiões do Sul do Brasil e Bolívia.